segunda-feira, 16 de agosto de 2010

50 ANOS DE BEATLES!!!!

CONSIDERA-SE QUE O PRIMEIRO SHOW DE EXPRESSÃO DOS BEATLES FORA DA INGLATERRA OCORREU EM HAMBURGO, ALEMANHA!!!!
E ESPECIFICAMENTE NESTA DATA 16 DE AGOSTO DE 1960.
COINCIDENTE MENTE, 17 ANOS MAIS TARDE ESSA DATA VEIO MARCAR MAIS UM MARCO DO ROCK AND ROLL, ELVIS AARON PRESLEY ERA DADO COMO MORTO EM SUA MANSÃO EM GRACELAND....
JÁ FALAMOS SOBRE ISSO ALGUNS POSTS ABAIXO.....
VOLTANDO AOS FAB FOURS:


Há 50 anos, os Beatles estreavam em Hamburgo
Uma das bandas mais importantes e influentes do século XX, o grupo assumia neste ano o nome com que ganharia fama e faria suas primeiras apresentações em um pequeno clube da cidade alemã

13 de agosto de 2010
The Quarrymen, ou Os Homens do Quarry, no caso, o colégio inglês Quarry Bank High School. Era assim que se chamava a banda escolar formada por John Lennon e que viria a se tornar alguns anos mais tarde, The Beatles, o mais famoso grupo de música popular de todos os tempos.
Ao longo de uma década de grande sucesso, até sua dissolução em 1970, o grupo evoluiria de uma alegre banda de música popular, para temas cada vez mais políticos, influenciados pelos movimentos de contestação que tomariam conta do mundo no período.
Lennon tinha então 16 anos em 1957 e o grupo passaria por formações diferentes ao longo dos três anos seguintes. Em outubro daquele ano Paul McCartney ingressaria na banda; e em fevereiro de 1958, George Harrison. Um baixista regular surgiria apenas dois anos depois, com Stuart Sutcliffe. Por fim, em agosto de 1960, Pete Best ocuparia seu lugar na bateria. Eis que, a 16 de agosto, o grupo partia para sua primeira turnê internacional.
Há muito que não eram mais uma bandinha escolar que se reunia apenas aos finais de semana. The Quarrymen já havia se tornado Johnny and The Moondogs, The Beatals e Silver Beatles, até passar a se chamarem simplesmente The Beatles.
Não passavam, no entanto, de uma desconhecida banda provinciana. Em viagem à Hamburgo, os jovens músicos tiveram de acotovelar-se dentro do pequeno carro do produtor Alan Williams, que segundo conta-se, não tinha nem bancos, de modo que os quatro rapazes fizeram toda a viagem pela Holanda e Alemanha sentados sobre os amplificadores e instrumentos.
Chegando a Hamburgo, em sua primeira noite, dormiram todos espremidos em uma mesma cama, na casa do dono do clube que os contratara.
A primeira apresentação do grupo com o novo nome, The Beatles, ocorreu na noite seguinte. Eles haviam sido contratados para uma temporada de apresentações no Indra Club que poderia durar indefinidamente dependendo da receptividade que a banda encontrasse ali. Seu contrato consistia em tocar quatro horas contínuas de segunda a sexta-feira, e seis horas aos finais de semana.
Praticamente sem recursos nestes meses, eles passavam suas noites nos cinemas ou perambulando pelo Reeperbahn, o bairro da lanterna vermelha de Hamburgo.
Foram meses fundamentais para a maturidade daqueles quatro adolescentes, tanto em termos de experiência de palco quanto pela rotina criativa que adquiriam, compondo e discutindo regularmente idéias que podiam imediatamente colocar em prática.
Mas esta primeira aventura musical estaria encerrada inesperadamente em novembro daquele ano, quando George Harrison, identificado como menor, abaria extraditado para a Inglaterra. Os demais voltariam para casa poucos meses mais tarde.
A experiência havia deixado marcas profundas em todos eles. Seu novo desempenho na Inglaterra comprovaria isso. Tocando regularmente em Liverpool no período seguinte, em 1962 os Beatles acabariam finalmente revelados para todo o país com Love Me Do, seu primeiro single, que para a surpresa de todos, imediatamente emplacaria no topo das paradas das rádios britânicas.
fonte :www.pco.org.br

OS BEATLES NUNCA CANSARAM DE ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA QUE A MÚSICA METROPOLITANA DE HAMBURGO TEVE NOS SEUS ANOS DE APRENDIZADO, COMO JOHN LENNON CONFESOU UMA VEZ:

"EU NASCI EM LIVERPOOL, MAS CRESCI EM HAMBURGO".

Nenhum comentário:

Postar um comentário